S 1.1 - O Poder das Histórias - Perspetivas - com Dee Kyne e Avani Ancok

 


Sessão: S1.1 O Poder das Histórias - perspetivas
Data e hora: Sexta-Feira, 13 de Maio, 11h00
Local: Ecoversidade de São Luís
Público-Alvo: Jovens e Adultos
Notas: participação limitada à capacidade do espaço; aconselha-se a chegada pelas 10h, aquando da receção dos participantes no evento.

Sobre a Sessão
Nesta sessão, Dee Kyne e Avani Ancok, duas poderosas Guardiãs do Planeta, encetam uma conversa dinâmica com os participantes em torno do tema do festival, partilhando as suas perspetivas sobre O Poder das Histórias - e partilhando as poderosas histórias que trazem na manga. Conheça aqui as duas oradoras convidadas da sessão de abertura do EARTHfest'2022.



Dee Kyne nasceu numa linha de cura de linhagem irlandesa. É uma curandeira e trabalha, essencialmente, o campo energético, tendo-se formado internacionalmente com xamãs e anciãos em todo o mundo, bem como no Centro de Estudos Xamânicos da Escandinávia, há 12 anos. É membro fundador da Comunidade Xamânica Internacional (ISC). Trabalha com comunidades indígenas de todo o mundo, particularmente em soluções 'Ridge to Reef' ('do Cume ao Coral'). Vive e trabalha na natureza e tem, através da sua ligação com a natureza, aprendido uma prática de conexão em 'mindfulness' criadora de energia e trocas que aportam cura e compreensão àqueles que procuram despertar ou curar-se a si próprios. É também uma Empreendedora Social premiada, que tem trabalhado em todo o mundo com lideranças de topo em vários sectores, como a saúde, o ambiente e as artes. O seu trabalho com líderes inovadores mundiais tem sido dedicado a concretizar e escalar visões para a mudança. A Dee é CEO em cinco organizações, tendo fundado um movimento para a mudança. Atualmente, o seu foco de ação está em utilizar a sua considerável experiência e matriz de ligações para trabalhar e andar ao lado de pessoas que trabalham para a Terra, de empreendedores sociais, e de agentes de mudança nas economias regenerativas. A Dee trabalha com os pés no chão, em ligação com a natureza, apaixonada com o mundo.

A Dee é uma ativista de energia inesgotável, uma 'Caminhante pelos Direitos da Terra' estando associada (e em alguns casos mesmo na génese) a iniciativas como a Lei do Ecocídio, os Códigos pela Terra e a Lei Mundial da Água. Não sabemos bem porquê, a Dee escolheu Portugal para viver, e planeou uma caminhada de 700 Km para atravessar o país de sul a norte, ao longo da costa, recolhendo e contando histórias poderosas de mudança e para a mudança, histórias sobre o mar e junto ao mar. Por diversos motivos, essa caminhada ainda não ocorreu. Será que é aqui no EARTHfest'2022, no sudoeste alentejano e costa vicentina, que o desígnio avança? A Dee estará presente no festival também com um workshop de 'prática xamânica no campo quântico (uma introdução)'.



Avani Ancok é uma 'Earth Protector'. Ecologista de coração e jornalista de formação, é também professora de natação e de meditação para crianças. Embaixadora do 'Fórum Terra' e do 'Stop Ecocide', criou um projeto de reflorestação e resgate da cultura nativa numa frágil comunidade indígena na América Central. Quer ver reconhecidos os Direitos da Natureza e os Direitos das Árvores em Portugal. O seu sonho é organizar o Dia Mundial de Plantar a Floresta Eterna, em que o mundo fica suspenso e todas as crianças e todos os adultos da Terra plantam uma árvore ao mesmo tempo.

Autora do livro 'Vamos Plantar uma Árvore', a Avani traz no coração a urgência de defender as árvores, plantá-las por toda a parte e ver reconhecidos os seus direitos enquanto seres sencientes e, sobretudo, os grandes guardiões do planeta. Senhora de uma luz e serendipidade incríveis, e trazendo a sua criança interior praticamente intacta - o que muito trabalho lhe tem dado - a Avani segue por onde a brisa sopra, abraçando causas, nutrindo e cuidando, transformando os trilhos à sua passagem, sempre de mãos cheias, seja de terra com árvores para plantar, seja de água com tartarugas para resgatar, seja de amor alquímico para curar. A Avani faz parte integrante da Associação Fazedores da Mudança, entidade parceira do festival, e estará presente também com uma oficina para crianças na Sala dos Miúdos.

Popular posts from this blog

re.write.er - alban hall & rita fouto

Pull Yourself Apart (Noy Yono)