the spirit, she moves (Zosia Nowak)

Sessão: S 4.4 Inputs Criativos - O Poder da Arte

Data e hora: Domingo, 15 de Maio, 16h30 a 16h50

Local :Ecoversidade de São Luís

Público-Alvo: Público em Geral

Nota: lugares limitados à capacidade do espaço; não requer inscrição prévia


THE SPIRIT, SHE MOVES | Zosia Nowak



o espírito, ela move-se é uma oração e um apelo para honrar a história coletiva da alma selvagem e indígena desta terra.

John Trudell, um poeta e ativista nativo americano, conta a história da colonização da Europa. Roma e os Bárbaros. Como a Igreja, 'governo dos deuses', torturava, aterrorizava e matou todos os heréticos, bruxos e pagãos, ao longo dos séculos, em última análise, quebrando o espírito da "Europa" selvagem, como se quebraria um cavalo selvagem na sua domesticação. As linhas de sangue que não morreram, foram minadas e drenadas pelo medo durante 500 anos (aproximadamente, 20 gerações), desde a altura em que chegaram às Américas.

O que tem de ser feito a um ser humano, para olhar outro humano, como os indígenas americanos, nos olhos, e não reconhecer a sua humanidade. É fora da empatia que tento restabelecer a ligação com a raiz da nossa história. Há uma beleza inerente à natureza humana. O que foi destruído, ainda pode ser lembrado e cicatrizado.

Gostaria de agradecer à Ecoversidade de São Luís, por acolher o espaço, e ao GAIA  Alentejo, por me acolher e apoiar no meu ano de voluntariado ao abrigo do Corpo Europeu de Solidariedade. Este programa permitiu-me assumir riscos e saltos na minha vida que, de outra forma, poderiam ter-me levado anos. O voluntariado em iniciativas locais ensinou-me os caminhos, as lutas e as alegrias de um estilo de vida ecológico em São Luís.


A Zosia é uma jovem americana cuja educação se enraizou na pedagogia waldorf, e que por isso desde logo olhou e vivenciou com muita naturalidade a expressão livre e criativa verdadeiramente integrada, quer ao nível das linguagens (artísticas, científicas, humanas/ sociais), quer dos processos em que as utiliza.

Em São Luís, a Zosia cuida da Horta Comunitária da aldeia, levando também a horta às escolas, colabora na Mercearia do Espaço Nativa, e participa em numerosos projetos e atividades sobretudo ligados ao seu desenvolvimento pessoal e às artes, como é o caso do projeto artístico da Noy Yona que abaixo se apresenta.

Esta sua performance é um 'aperitivo' que agora apresenta, também como projeto final do seu ano de estágio/ voluntariado ao abrigo do programa Corpo Europeu de Solidariedade no GAIA Alentejo.

Popular posts from this blog

re.write.er - alban hall & rita fouto

Pull Yourself Apart (Noy Yono)